Postado em 28 de Março de 2017 às 09h45

10 Orientações para Praticar Atividade Física na Gestação!

Boa Forma (57)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A mulher engravida e a dúvida vem: posso fazer exercício físico? É saudável para o bebê? A resposta é sim. E os benefícios de se movimentar durante a...

A mulher engravida e a dúvida vem: posso fazer exercício físico? É saudável para o bebê? A resposta é sim. E os benefícios de se movimentar durante a gestação vão desde a prevenção de doenças, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, até maiores chances de o bebê nascer de parto normal. Mas é preciso calma!

Segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio-Libanês (SP), se a grávida não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é o melhor momento para virar atleta. Mas pode optar por exercícios mais leves, como caminhadas diárias ou hidroginástica.

O ideal, no entanto, é que a mulher que pretende engravidar comece a fazer algum tipo de atividade física aeróbica, a fim de melhorar o condicionamento cardiovascular.

Para se manter ativa na gravidez, selecionamos 10 orientações que vão ajudá-la a se mexer sem correr riscos. Lembre-se que, antes de iniciar qualquer atividade física durante a gestação, é preciso que você tenha o aval do seu médico.

1 - Nem só de hidroginástica e ioga vive uma grávida que quer se exercitar!

Movimentos aeróbicos e alongamentos em geral estão liberados, desde que não haja nenhuma restrição médica e que um professor a acompanhe.

2 - Em relação aos abdominais, há divergência entre os especialistas!

Enquanto alguns defendem a prática apenas no início da gestação, outros dizem que é melhor evitar durante os nove meses. O melhor, sempre, é consultar seu médico.

3 - Invista em caminhadas e ginástica localizada!

Faça de duas a três vezes por semana, de 50 a 60 minutos.

4 - Cuidado com exercícios que mantêm você por muito tempo em pé!

Esse tipo de atividade física pode dificultar a circulação sanguínea, causando queda de pressão e mal-estar.

5 - Outra prática a ser evitada são os steps!

Como durante a gestação você está com as articulações mais frouxas, você tem mais riscos de sofrer torções.

6 - Fique atenta à intensidade dos exercícios!

Se for alta demais, o fluxo sanguíneo no organismo diminui, o que reduz a passagem de nutrientes e oxigênio para o bebê.

7. Em cada trimestre você precisará ter cuidados diferentes!

Enquanto no primeiro você pode caminhar 30 minutos sem parar, esse tempo será reduzido conforme os nove meses chegam ao fim.

8 - Lembre-se!

Não importa qual seja a atividade escolhida, os exercícios promovem uma série de benefícios a sua saúde (e do seu bebê). Ajudam a relaxar, controlar a ansiedade, reduzir o inchaço e as dores musculares (principalmente na região lombar), além de auxiliar no controle arterial.

9 - Exercícios no pós-parto!

Os exercícios contribuem para que você se restabeleça mais rapidamente, além de melhorar seu humor e, consequentemente, fazer com que você se sinta mais bonita.

10 - Não é apenas você que ganha com a atividade física!

Um estudo recente sugere que atividades durante a gestação contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Fonte: Revista Crescer

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