Postado em 06 de Junho de 2016 às 10h17

A Importância do Sono!

Saúde (84)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um...

O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.

Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios como o de crescimento e insulina consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Prejuízos à Saúde com a Falta do Sono

- Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.
- Diminui o vigor físico.
- Envelhece a pele precocemente.
- Fica mais suscetível a infecções.
- Deixa o raciocínio mais lento.
- Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça.
- Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.
- Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos.
- Altera o humor e causa irritabilidade.
- Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras.

Dicas para Dormir Melhor

- Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
- Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
- Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
- Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
- Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
- Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.
- Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
- Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.
- Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco.
- Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono.
- Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
- Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente.         
- Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.

Fonte: Saúde e Beleza

Veja também

5 truques de beleza para acabar com a cara de cansaço12/06/17 Com a rotina corrida, fica difícil completar as tão desejadas oito horas de sono – algumas vezes, temos que nos virar com muito menos do que isso! Para esses dias em que nem uma garrafa inteira de café bem forte consegue manter você acordada, separamos cinco truques de beleza que vão espantar sua aparência de cansada. 1. Esfolie Uma pele seca faz qualquer uma de......
Gravidez: Nutrição em dose dupla!23/08/16 A espera por um bebê é um período marcante na vida de um casal, repleto de expectativas e descobertas. E, como as novidades são ainda mais intensas para a mulher, em especial, o Nutrição Prática &......
Mas afinal stress engorda ou emagrece?21/02 Uma nova dieta mais restrita, treinos intensos, insónias ou trabalhos por turnos — há vários motivos que podemos associar ao aumento de peso. E um dos mais comuns tem a ver com o stress. Estamos a falar do cortisol ou, se preferir,......

Voltar para (NOTÍCIAS)