Postado em 06 de Junho de 2016 às 10h17

A Importância do Sono!

Saúde (82)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um...

O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.

Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios como o de crescimento e insulina consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Prejuízos à Saúde com a Falta do Sono

- Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.
- Diminui o vigor físico.
- Envelhece a pele precocemente.
- Fica mais suscetível a infecções.
- Deixa o raciocínio mais lento.
- Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça.
- Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.
- Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos.
- Altera o humor e causa irritabilidade.
- Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras.

Dicas para Dormir Melhor

- Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
- Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
- Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
- Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
- Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
- Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.
- Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
- Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.
- Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco.
- Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono.
- Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
- Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente.         
- Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.

Fonte: Saúde e Beleza

Veja também

Fique alerta aos sintomas da Dengue!12/04/16 Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem: Dengue......
Regime para engordar!!!26/07/17 Ganhar peso nem sempre obtém a mesma divulgação na mídia como dietas para perder peso. Estar abaixo do peso também resulta em problemas de saúde, tais como um metabolismo prejudicado, ossos fracos,......
Hortelã é Terapêutica e Rica em Nutrientes!18/08/16 Planta aromática, a hortelã possui uma ação terapêutica e é rica em nutrientes. A nutricionista Karin Honorato lista os benefícios da hortelã e mostra diferentes formas de preparar a planta. De......

Voltar para (NOTÍCIAS)