Postado em 06 de Junho de 2016 às 10h17

A Importância do Sono!

Saúde (88)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um...

O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.

Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios como o de crescimento e insulina consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Prejuízos à Saúde com a Falta do Sono

- Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.
- Diminui o vigor físico.
- Envelhece a pele precocemente.
- Fica mais suscetível a infecções.
- Deixa o raciocínio mais lento.
- Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça.
- Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.
- Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos.
- Altera o humor e causa irritabilidade.
- Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras.

Dicas para Dormir Melhor

- Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
- Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
- Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
- Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
- Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
- Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.
- Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
- Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.
- Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco.
- Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono.
- Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
- Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente.         
- Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.

Fonte: Saúde e Beleza

Veja também

Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre Depressão e Suicídio20/09/17 Neste #SetembroAmarelo, mês de Conscientização e Prevenção do Suicídio, preparamos esta matéria para informar sobre depressão e suícidio, além do que isso pode causar na vida de quem tem depressão. De acordo com a OMS 15 a cada 100 pessoas com depressão decidem pôr fim a própria vida. A depressão é......
O que desgasta e o que conserva o esmalte dos dentes09/06/17 Apesar das taxas de cárie no Brasil terem caído aproximadamente 13% ao longo da última década, a ascensão de outra condição, a erosão dentária, tem tirado o sorriso dos......
Mexa-se mais e Emagreça com Saúde!29/06/16 A atividade física é um fator crucial no processo de perda de peso. É bom esclarecer que o exercício é muito importante não só para queimar mais calorias, mas também para ajudar a manter a sua massa......

Voltar para (NOTÍCIAS)