Postado em 24 de Agosto de 2017 às 07h45

Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas

Boa Forma (63)

De origem vegetal, o ágar garante às preparações boa consistência, além de ser saudável e ajudar no emagrecimento.

Também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas. Acredita-se que seu uso seja antigo e que ele tinha sido descoberto no Japão, em 1658. Hoje, porém, é uma substância utilizada em todo o mundo, e que tem ganhado muito destaque especialmente na culinária vegetariana e vegana (em substituição à gelatina animal) em inúmeras preparações.

O nome ágar significa gelatina; mas, com propriedades bem diferentes das gelatinas comumente encontradas por aí, o ágar-ágar destaca-se por oferecer inúmeros benefícios à saúde e, além disso, por ser versátil, podendo ser incluído facilmente na alimentação.

Benefícios do ágar-ágar:

A nutricionista Gabriela Rebello destaca como principais benefícios do ágar-ágar:

- Regula o funcionamento do intestino, prevenindo intestino preso e infecções;
- Atua como um bom desintoxicante;
- Aumenta a elasticidade da pele, ajudando a evitar rugas e acne;
- Auxilia no emagrecimento e controle do apetite.
- Além disso, vale lembrar: o ágar-ágar pode ser utilizado em diversas receitas – especialmente nas vegetarianas – e possui poucas calorias.

Ágar-ágar X Gelatina comum:

São várias as diferenças entre esses dois produtos. A começar pelo fato de que a gelatina comum é de origem animal, enquanto o ágar é de origem vegetal.

Gabriela destaca ainda como vantagens do ágar-ágar em relação à gelatina comum:

- Ajuda no emagrecimento;
- Não altera o sabor dos alimentos e pode ser utilizado tanto em receitas doces como salgadas;
- Rende muito mais (melhor custo benefício);
- Não derrete em temperatura ambiente;
- É composto quase que totalmente de fibras;
- É um produto livre de corantes, aditivos químicos, açúcares ou adoçantes.

Apesar das quantidades e da forma de preparo serem diferentes (entre o ágar-ágar e a gelatina comum), os resultados são muito próximos, sendo que o ágar só tem uma consistência mais resistente.

O ágar-ágar pode, sim, ser um aliado no processo de emagrecimento. Com seu consumo, ocorrem melhoras no funcionamento do intestino (devido às fibras) e na absorção de nutrientes. “Pode ocorrer redução de peso pela saciedade que esse tipo de ‘gelatina’ proporciona, melhora na aparência da pele, além de que o produto possui poucas calorias. Mas, atenção: suas fibras podem causar efeito laxativo”, diz Priscila Amadio, nutricionista da clínica Chiquetá.

Agora você já sabe: versátil, o ágar-ágar é uma ótima opção para quem deseja emagrecer, substituir a gelatina de origem animal, ou, simplesmente, ter uma dieta mais saudável!

Fonte: Dicas de mulher

Veja também

4 motivos para começar a treinar em casa!25/08/17 A maioria das pessoas tem uma rotina bem cansativa, algumas chegam a passar mais de 8 horas fora de casa, com trabalho, faculdade, buscando os filhos no colégio etc. O tempo que sobra é dedicado para curtir a família, praticar algum hobby ou simplesmente descansar. Ainda dentro desse turbilhão de coisas, você precisa se sentir bem com você mesmo e cuidar da sua......
11º Encontro de Mulheres Pague Menos!25/07/16 A CháMais participou do maior evento feminino do país neste final de semana. O 11º Encontro de Mulheres da Rede Pague Menos aconteceu de 21 a 24 de Julho de 2016, no centro de eventos Ceará, em Fortaleza. Foram quatro dias de......
Semente de Chia e seus Nutrientes!30/05/16 Semente de Chia (Salvia hispânica) originárias do México, são muito utilizadas nas receitas de alimentação saudável. A quantidade de nutrientes encontrados nas semente são diversos. As semente......

Voltar para (NOTÍCIAS)