Postado em 24 de Agosto de 2017 às 07h45

Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas

Boa Forma (64)

De origem vegetal, o ágar garante às preparações boa consistência, além de ser saudável e ajudar no emagrecimento.

Também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas. Acredita-se que seu uso seja antigo e que ele tinha sido descoberto no Japão, em 1658. Hoje, porém, é uma substância utilizada em todo o mundo, e que tem ganhado muito destaque especialmente na culinária vegetariana e vegana (em substituição à gelatina animal) em inúmeras preparações.

O nome ágar significa gelatina; mas, com propriedades bem diferentes das gelatinas comumente encontradas por aí, o ágar-ágar destaca-se por oferecer inúmeros benefícios à saúde e, além disso, por ser versátil, podendo ser incluído facilmente na alimentação.

Benefícios do ágar-ágar:

A nutricionista Gabriela Rebello destaca como principais benefícios do ágar-ágar:

- Regula o funcionamento do intestino, prevenindo intestino preso e infecções;
- Atua como um bom desintoxicante;
- Aumenta a elasticidade da pele, ajudando a evitar rugas e acne;
- Auxilia no emagrecimento e controle do apetite.
- Além disso, vale lembrar: o ágar-ágar pode ser utilizado em diversas receitas – especialmente nas vegetarianas – e possui poucas calorias.

Ágar-ágar X Gelatina comum:

São várias as diferenças entre esses dois produtos. A começar pelo fato de que a gelatina comum é de origem animal, enquanto o ágar é de origem vegetal.

Gabriela destaca ainda como vantagens do ágar-ágar em relação à gelatina comum:

- Ajuda no emagrecimento;
- Não altera o sabor dos alimentos e pode ser utilizado tanto em receitas doces como salgadas;
- Rende muito mais (melhor custo benefício);
- Não derrete em temperatura ambiente;
- É composto quase que totalmente de fibras;
- É um produto livre de corantes, aditivos químicos, açúcares ou adoçantes.

Apesar das quantidades e da forma de preparo serem diferentes (entre o ágar-ágar e a gelatina comum), os resultados são muito próximos, sendo que o ágar só tem uma consistência mais resistente.

O ágar-ágar pode, sim, ser um aliado no processo de emagrecimento. Com seu consumo, ocorrem melhoras no funcionamento do intestino (devido às fibras) e na absorção de nutrientes. “Pode ocorrer redução de peso pela saciedade que esse tipo de ‘gelatina’ proporciona, melhora na aparência da pele, além de que o produto possui poucas calorias. Mas, atenção: suas fibras podem causar efeito laxativo”, diz Priscila Amadio, nutricionista da clínica Chiquetá.

Agora você já sabe: versátil, o ágar-ágar é uma ótima opção para quem deseja emagrecer, substituir a gelatina de origem animal, ou, simplesmente, ter uma dieta mais saudável!

Fonte: Dicas de mulher

Veja também

7 motivos para buscar ajuda do profissional de nutrição27/08/18 A nutrição é uma área da saúde completamente voltada para as necessidades nutricionais do ser humano. O nutricionista, no caso, é responsável por levar a informação aos seus pacientes sobre a importância da ingestão correta de nutrientes e organizar o dia a dia das pessoas com alimentos que se encaixam na individualidade de cada um, para que......
Alimentos que ajudam no crescimento dos músculos!11/05/16 Em busca do corpo perfeito, muitas mulheres gastam horas na academia para perderem os quilos extras e também ganharem músculos. Mas o que muitas delas não sabem, é que existem alguns alimentos que podem ser muito úteis para......
Dicas para entrar em Forma e Emagrecer!05/07/16 As gordurinhas localizadas são as grandes vilãs de homens e mulheres. Claro que as mulheres sempre se preocupam mais com a aparência e a estética. Mas hoje os homens também estão preocupados em ter uma boa......

Voltar para (NOTÍCIAS)