Alimentação e qualidade de vida

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. 

Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróicos da resistência e da longevidade.

1. Não fique sem comer:

Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso.

2. Sinta prazer comendo:

Não se torne escravo de dietas e calorias. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida.

3. Busque alimentos naturais:

Tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados, pois contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins.

4. Faça substituições:

Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível.

5. Escolha o lugar certo para comer:

Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida.

6. Coma de tudo:

O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. 

O famoso “prato colorido”, ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável.

7. Estabeleça metas para a semana:

Dificilmente a pessoa consegue ingerir todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. 

O melhor é fazer as metas para toda a semana. Fica mais fácil distribuir a alimentação adequada nesse período.

8. Seja persistente:

A mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Aceite que o paladar deverá ser estimulado. Desistir na primeira tentativa é um erro.

9. Hidrate-se:

Beba pelo menos dois litros de água todos os dias. A água ajuda na hidratação da pele e é fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento! 

Compartilhe esse post!

Related Posts