Postado em 24 de Janeiro de 2017 às 08h03

Anemia, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Saúde (93)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido...

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais à saúde.

A anemia é causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Mas, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é mais comum que as demais. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

As crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são as mais afetadas pela anemia. Porém, homens adolescentes, adultos e idosos também podem ter anemia.

Uma das causas da anemia é o baixo consumo de alimentos fontes de ferro. A anemia também é causada pela pouca produção de hemácias pela medula óssea, elevada destruição de hemácias pelo corpo e perda de hemácias e ferro por meio de sangramentos.

Em gestantes, a anemia pode ser causada pelas baixas reservas de ferro antes de engravidar e a grande necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

As hemácias são as responsáveis por transportar o oxigênio pelo sangue a todo o corpo, a falta delas leva aos sintomas de uma oxigenação deficiente dos tecidos. O principal sintoma da anemia é o cansaço e a palidez cutânea.

Além deles, outros sintomas da anemia são palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. Nos idosos pode haver algum grau de perda da atenção e dificuldades no raciocínio.

Um jeito simples de identificar a anemia é olhar a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. Em pessoas normais ela é bem vermelha, já em anêmicos ela é quase da cor da pele.

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. No entanto, é o ferro de origem animal o melhor aproveitado pelo organismo.

São fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outros miúdos como rim e coração, carnes de aves e de peixes e mariscos crus.

Entre os alimentos de origem vegetal, as melhores fontes de ferro são os folhosos verde-escuros como agrião, couve, cheiro-verde, as leguminosas como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. Também há os alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

Fonte: Boa Forma

Veja também

9 alimentos que você deve comer na semana da menstruação06/09/17 Acabe com os sintomas dos dias mais chatos do mês com a ajuda desses itens da despensa. A semana da sua menstruação está chegando e você já se sente inchada, cansada e com cólica. Mas sabia que a saída para aliviar os principais sintomas dessa fase pode estar no seu prato? Pois é! Ao comer certos alimentos você manda embora as......
Liliane Permann conta como fazer uma dieta detox para comecar bem o ano27/11/15 Eliminar as toxinas melhora o aspecto da pele e dos cabelos e aumenta a imunidade Nas festas de final de ano é normal se deixar levar pelo clima de confraternização e acabar abusando um pouco na comida. Não bastasse a fartura da......
Riscos de consumir álcool na gravidez04/06/18 Estudo aponta escassez de evidências sobre possíveis danos fetais causados pelo baixo consumo de álcool por mulheres grávidas. Especialistas chamam a atenção para falta de pesquisas sobre o assunto. Ao mesmo tempo......

Voltar para (NOTÍCIAS)