Postado em 24 de Janeiro de 2017 às 08h03

Anemia, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Saúde (86)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido...

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais à saúde.

A anemia é causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Mas, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é mais comum que as demais. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

As crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são as mais afetadas pela anemia. Porém, homens adolescentes, adultos e idosos também podem ter anemia.

Uma das causas da anemia é o baixo consumo de alimentos fontes de ferro. A anemia também é causada pela pouca produção de hemácias pela medula óssea, elevada destruição de hemácias pelo corpo e perda de hemácias e ferro por meio de sangramentos.

Em gestantes, a anemia pode ser causada pelas baixas reservas de ferro antes de engravidar e a grande necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

As hemácias são as responsáveis por transportar o oxigênio pelo sangue a todo o corpo, a falta delas leva aos sintomas de uma oxigenação deficiente dos tecidos. O principal sintoma da anemia é o cansaço e a palidez cutânea.

Além deles, outros sintomas da anemia são palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. Nos idosos pode haver algum grau de perda da atenção e dificuldades no raciocínio.

Um jeito simples de identificar a anemia é olhar a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. Em pessoas normais ela é bem vermelha, já em anêmicos ela é quase da cor da pele.

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. No entanto, é o ferro de origem animal o melhor aproveitado pelo organismo.

São fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outros miúdos como rim e coração, carnes de aves e de peixes e mariscos crus.

Entre os alimentos de origem vegetal, as melhores fontes de ferro são os folhosos verde-escuros como agrião, couve, cheiro-verde, as leguminosas como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. Também há os alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

Fonte: Boa Forma

Veja também

Inscreva-se para o XII Congresso VP 2016!28/06/16 A CháMais espera você no XII Congresso Internacional de Nutrição Funcional 2016. Por isso, aproveite para se inscrever. As inscrições encerram dia 30 de junho, quinta-feira. Confira o prazo para o 2º lote de inscrições para os três dias de congresso: De 21/12/2015 até 30/06/2016 (mediante disponibilidade de vagas) R$ 605,00 -......
Dietas com restrição de sódio20/07 O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl). Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O......
Diferença entre Sucralose e Estévia?12/12/16 Você já deve ter ouvido falar sobre estévia e sucralose. Muitas vezes utilizamos estes adoçantes e não sabemos a diferença entre eles. Hoje em dia, a estévia e a sucralose, são os adoçantes mais......

Voltar para (NOTÍCIAS)