Postado em 02 de Junho de 2016 às 10h29

Aspectos funcionais das catequinas do Chá Verde!

Boa Forma (64)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso...

O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos polifenóis do Chá Verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequinas. As quatro principais catequinas do Chá Verde são epicatequina, 3-galato de epicatequina, epigalocatequina e 3-galato de epigalocatequina.

Vários estudos recentes, além de revelarem o papel do Chá Verde na diminuição de gordura corporal, têm atribuído também uma série de benefícios à saúde a esta bebida.

Uma típica bebida de Chá Verde, preparada em uma proporção de 1 grama de folhas para 100mL de água por 3 minutos de fervura, geralmente, contém cerca de 35-45 mg/100mL de catequinas e 6 mg/100mL de cafeína, dentre outros constituintes.

Entre uma variedade de efeitos benéficos do Chá Verde, grande atenção tem sido dada à redução da gordura corporal. Evidências sugerem que o extrato do Chá Verde contendo 25% de galato de epigalocatequina possa colaborar na redução do apetite e aumentar o catabolismo de gorduras.

A redução de gordura corporal tem sido relatada como fator importante para a melhora do quadro de obesidade, e dentre os fatores envolvidos neste processo, a utilização do Chá Verde tem se mostrado partícipe. Os possíveis efeitos benéficos do consumo do Chá Verde para a saúde tem sido sugeridos em alguns estudos experimentais e epidemiológicos. Adicionalmente, ainda não existe um consenso quanto à dose e ao modo de administração ideal da utilização deste tipo de chá para o tratamento ou a prevenção de obesidade.

Finalmente, com o objetivo de obter redução de gordura corporal torna-se importante aliar o consumo do Chá Verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática frequente de atividade física, consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético. 

Fonte: Chá Verde

Veja também

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GLICOSE ALTA NO SANGUE15/02/19 A causa mais comum de aumento persistente da glicose no sangue (hiperglicemia) é o diabetes mellitus. Outros fatores, tais como as infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) podem provocar hiperglicemia temporária. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, a qual facilita a passagem do açúcar......

Voltar para (NOTÍCIAS)