Postado em 13 de Abril às 14h58

Benefícios da Vitamina B12 para a saúde

Saúde (86)

A deficiência de vitamina B12 é considerada uma das principais deficiências nutricionais do mundo; um estudo de 2004 mostrou que essa é uma grande preocupação de saúde em muitas partes do mundo, incluindo os EUA, Índia, México, América Central, América do Sul e em certas áreas da África. A vitamina B12 beneficia o seu humor, nível de energia, memória, coração, pele, cabelo, digestão e muito mais.

Vitamina B12:

A vitamina B12 beneficia o sistema nervoso central de muitas maneiras importantes: ajuda a manter a saúde das células nervosas e a formar a cobertura protetora de nervos, chamada bainha de mielina da célula.

Isto significa que quando os níveis de vitamina B12 são baixos, quase todas as funções cognitivas podem sofrer.

Ela ajuda também com a digestão e saúde do coração; assim a sua deficiência pode causar desordens digestivas e um risco maior do desenvolvimento de doença cardíaca.

Os alimentos de origem animal são as melhores fontes alimentares de vitamina B12, incluindo ovo, peixe e aves.

A vitamina B12 pode ser encontrada em menor grau em alimentos fortificados de plantas, como levedura nutricional e algas marinhas.

Deficiência De Vitamina B12:

Devido a sua importância para o bom funcionamento do organismo, a deficiência da vitamina B12 pode causar fadiga crônica, depressão e estresse. A deficiência pode ser difícil de detectar, especialmente considerando que os sintomas dela podem parecer comuns, como fadiga e falta de concentração.

O diagnóstico para a deficiência de vitamina B12, é tipicamente baseado na medição de níveis séricos de vitamina B12 dentro do sangue.

Existem opções de rastreio mais precisas disponíveis para detectar a deficiência. Mas estas geralmente não são dadas aos pacientes, a menos que tenham um caso conhecido de anemia ou sintomas relacionados com a doença cardíaca.

Uma deficiência mais grave da vitamina também pode causar uma forma de anemia chamada anemia perniciosa; uma condição grave que pode causar perda de memória, confusão e até demência de longo prazo

Idosos correm mais risco de sofrer com a deficiência, isso porque as pessoas mais velhas tendem a produzir menos ácido estomacal que é necessário para converter a vitamina B12 corretamente.

Como alimentos de origens animais são geralmente as melhores fontes da vitamina, aqueles que seguem uma dieta vegana também são mais propensos a sofrer com essa deficiência.

Benefícios Da Vitamina B12:

Ela é uma vitamina essencial para tratar a fadiga adrenal, múltiplas funções metabólicas – incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal. Além de manter o sistema nervoso e cardiovasculares saudáveis.

Principais benefícios dessa vitamina:

Ajuda a manter níveis de energia:

Ela beneficia o seu metabolismo, porque converte carboidratos em glicose utilizável no corpo. Por esta razão as pessoas com deficiências de vitamina B12 muitas vezes sentem fadiga.

Previne a perda de memória:

A deficiência de vitamina B12 pode causar vários distúrbios neurológicos e psiquiátricos. Devido ao seu papel na saúde dos nervos e na sinalização dos neurotransmissores, a vitamina B12 beneficia a função cognitiva.

Melhora o humor:

Um dos benefícios mais pesquisados da vitamina B12 é a sua capacidade de ajudar na regulação saudável do sistema nervoso, incluindo a redução de transtornos de humor como depressão e ansiedade.

A vitamina B12 é necessária para a concentração e processos cognitivos, como a aprendizagem.

Ajuda na manutenção da saúde do coração:

A vitamina B12 beneficia a saúde cardiovascular de várias maneiras, o que é importante considerando o fato de que a doença cardíaca é atualmente uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Ela também ajuda a reduzir os níveis elevados de homocisteína, que agora é considerado um importante fator de risco para doenças cardíacas.

A vitamina B12 auxilia na prevenção de ataque cardíaco e derrame, reduzindo os níveis elevados de homocisteína no sangue.

Melhora a saúde da pele e cabelo:

Ela é essencial para manter a pele saudável, cabelos e unhas, porque desempenha um papel importante na reprodução celular.

Ajuda na digestão:

Devido ao seu papel na produção de enzimas digestivas, a vitamina B12 é necessária para apoiar um metabolismo saudável e a diluição dos alimentos no estômago.

Fontes: Dr. Juliano Pimentel

Veja também

O que é Dengue?24/02/16 A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem......
Você tem costume de tomar chimarrão?15/08/16 “Gostaria de saber se é mito ou verdade se tomar chimarrão após as principais refeições ele tira as vitaminas dos alimentos? Ou se ele traz algum benefício.” (Devanir) Devanir, isso é um mito. O......
Dicas de como corrigir a postura!11/04 Muitas pessoas têm o hábito de curvar as costas e deixar os ombros caídos ao andar, enquanto outras passam horas na frente do computador e vão curvando, sem perceber, as costas. A maioria de nós não tem......

Voltar para (NOTÍCIAS)