Postado em 22 de Abril de 2016 às 07h50

Benefícios do Mel

Alimentação (80)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários...

Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários para garantir a qualidade de vida e deixar o sistema imunológico forte.

O mel é um dos produtos fornecidos pelas abelhas mais conhecidos e disseminados pelo mundo, o mesmo se produz a partir do néctar das flores, e possui um alto valor nutricional.

Quimicamente o mel é composto por açúcares (70-80%), com predominância de glicose e frutose, água (10-20%) e outros constituintes em proporções mínimas como sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, compostos fenólicos, proteínas e aminoácidos livres.

O mel é um ótimo alimento natural para crianças e pessoas debilitadas, dada a digestibilidade dos seus açúcares redutores. Assim, o mel é utilizado como fonte energética, apresentando reconhecido efeito laxante. Por ser um alimento de alto valor nutritivo é indicado para sarar fadigas físicas e mentais, no tratamento de tosse e como agente tópico apresenta atividade antimicrobiana. O mel também é eficaz contra lesões gástricas agudas e crônicas e possui efeito antioxidante.

O mel de abelhas tem demonstrado através de estudos que possui atividade antibacteriana e facilita a cicatrização de feridas, queimaduras, atuando como barreira viscosa, impedindo a entrada de substâncias e a perda de fluido para o meio externo.

O sabor e o aroma do mel estão essencialmente ligados a cor, quanto mais escuro mais rico em minerais e consequentemente terá um sabor e aroma mais forte.

Por fim vale lembrar que o mel apresenta efeito imunológico, possui atividade antimicrobiana, antiinflamatória, sedativa, analgésica e expectorante contribuindo para a garantia da saúde e do bem estar. Para saber mais acesse a fan page da VitaFrux.

Fonte: VitaFrux

Veja também

Fuja das doenças no Inverno!17/06/17 Em diversas partes do País o friozinho já chegou e o inverno está perto de começar, no próximo dia 21. Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas de saúde, normalmente relacionados à alergias e doenças respiratórias, como resfriado, gripe, bronquite, pneumonia, asma e rinite. Asma e a rinite são as mais comuns, elas ocorrem......
Como as mãos e as unhas mudam aos 20, 30 e 40 anos!21/07/17 Saiba quais cuidados a região exige com o avançar da idade! Cabelo branco e linhas de expressão com certeza estão no topo da lista dos sinais que a idade traz, mas você sabia que a região do corpo que mais se......
Dia Internacional da Mulher: Elas Merecem!08/03/17 Hoje, dia 08 de março, é um dia muito importante para a história feminina, pois marca a luta feminina por melhores condições de trabalho, de saúde, de vida, sem preconceitos sociais, econômicos ou......

Voltar para (NOTÍCIAS)