
A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários setores.
As pessoas vivem cada vez mais, mas não necessariamente com uma boa qualidade de vida. Em parte, a dependência da tecnologia é cada vez maior e a sociedade em geral deve estar preparada para enfrentar grandes desafios.
Por outro lado, podemos afirmar que os avanços da tecnologia têm trazido grandes benefícios de forma a melhorar a vida das pessoas, principalmente em relação à saúde. São aparelhos eletrônicos, aplicativos digitais, softwares... sobretudo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamentos, de maneira a prevenir e evitar o agravamento de doenças e problemas.
E hoje, em especial, vamos abordar uma técnica, que é resultado de pesquisas de psicofisiologia, para aumentar o equilíbrio emocional: o biofeedback cardiovascular. O Biofeedback cardiovascular é uma ferramenta auxiliar na gestão do stress utilizada de modo complementar para verificação do nível de stress e tensão momentâneos. É um instrumento que ensina a desenvolver a capacidade de autorregulação.
É possível identificar as reações aos estímulos das pessoas através de sensores eletrônicos que avaliam os processos fisiológicos tais como: frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.
O biofeedback nos permite visualizar, na tela do computador, reações emocionais que ocorrem quando uma pessoa revive momentos de tensão, por meio de jogos interativos no computador e exercícios de respiração. O objetivo é alcançar a coerência cardíaca, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando em uma vida com mais qualidade.