Postado em 13 de Dezembro de 2017 às 14h29

Biofeedback: técnica para obter equilíbrio emocional

Bem-estar (45)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários...

A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários setores.

As pessoas vivem cada vez mais, mas não necessariamente com uma boa qualidade de vida. Em parte, a dependência da tecnologia é cada vez maior e a sociedade em geral deve estar preparada para enfrentar grandes desafios.

Por outro lado, podemos afirmar que os avanços da tecnologia têm trazido grandes benefícios de forma a melhorar a vida das pessoas, principalmente em relação à saúde. São aparelhos eletrônicos, aplicativos digitais, softwares... sobretudo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamentos, de maneira a prevenir e evitar o agravamento de doenças e problemas.

E hoje, em especial, vamos abordar uma técnica, que é resultado de pesquisas de psicofisiologia, para aumentar o equilíbrio emocional: o biofeedback cardiovascular. O Biofeedback cardiovascular é uma ferramenta auxiliar na gestão do stress utilizada de modo complementar para verificação do nível de stress e tensão momentâneos. É um instrumento que ensina a desenvolver a capacidade de autorregulação.

É possível identificar as reações aos estímulos das pessoas através de sensores eletrônicos que avaliam os processos fisiológicos tais como: frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.

O biofeedback nos permite visualizar, na tela do computador, reações emocionais que ocorrem quando uma pessoa revive momentos de tensão, por meio de jogos interativos no computador e exercícios de respiração. O objetivo é alcançar a coerência cardíaca, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando em uma vida com mais qualidade.

Pode ser utilizado como auxiliar em tratamentos médicos e terapêuticos e proporciona grandes benefícios, tais como:

- aumento da consciência e da percepção das reações e sensações do corpo;

- aumento do controle emocional;

- redução de dores crônicas e tensões físicas;

- redução do stress, da ansiedade e da depressão;

- redução da insônia e hiperatividade;

- aumento da concentração de pacientes com TDAH

- auxilio nos tratamentos tratamentos como enxaquecas, reabilitação após lesões, derrames, incontinência, asma.

No Espaço Meus Miolos, em Belo Horizonte já existe essa ferramenta disponível para complementar e elevar os resultados dos programas individuais e em grupo para gestão do stress e aumento da qualidade de vida.

Isabela Capelão - Gestão do stress e qualidade de vida.

Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano, criadora do Programa anti-stress Levemente.

Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações.

www.meusmiolos.com.br

Contato: isabelacapelao@meusmiolos.com.br

Linkedin: /isabelacapelao                                 Youtube: /isabelacapelao

Facebook: @meusmiolos/isabelacapelao        Instagram: @frasesisabelacapelao

Veja também

Como diagnosticar o zumbido no ouvido?05/07 Sensação extremamente incômoda é ouvir um som sendo propagado no seu ouvido. Afinal, o que é esse barulho? Também chamado de zumbido, a condição nada mais é do que quando a pessoa ouve determinados ruídos – seja ele assobio, zumbidos ou outros sons -. O problema costuma ocorrer de forma frequente ou não, e varia de......
Como contornar o desejo de comer doces na gravidez23/06/17 A ansiedade na gestação pode ser aplacada com o açúcar? Isso é um mito! Leia algumas estratégias alimentares que ajudam a driblar a vontade de comer doces durante a gestação. Muitas mães......
Alimentação durante o tratamento do câncer de mama26/09 Adotar uma alimentação saudável é fundamental para qualquer pessoa ter uma boa qualidade de vida e afastar o risco de desenvolver doenças como diabetes, pressão alta, entre outras. Mulheres que estão passando......

Voltar para (NOTÍCIAS)