Postado em 08 de Agosto de 2017 às 08h39

COLESTEROL ALTO? CUIDADO!

Saúde (91)
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Já é senso comum a importância de reduzir o nível de colesterol como uma relevante forma de reduzir os riscos de doenças do coração e ataques cardíacos.

No Brasil, 40% da população possui níveis elevados de colesterol. Esse é um grande desafio, já que as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, vitimando mais de 17 milhões de pessoas por ano, número que deve crescer para quase 24 milhões até 2030, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O elevado nível de colesterol já é responsável por mais de 2,5 milhões de mortes no mundo.

O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo corpo humano, com a função de manter as células funcionando adequadamente.

O colesterol “bom”, HDL, retira o excesso de colesterol das artérias, impede seu depósito e reduz a formação de placa de gordura. Porém, o chamado colesterol “ruim”, LDL, pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento, infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Sabe-se que 30% do colesterol é fornecido pelos alimentos que ingerimos - os outros 70% são fabricados pelo nosso próprio organismo. O problema está em monitorar e controlar esses 30% que ingerimos. O nível de colesterol pode ser alterado de acordo com a dieta que adotamos.


Como combater o colesterol alto com a alimentação?

- Coma mais frutas, vegetais e cereais integrais (aveia, centeio, farelos de trigo, arroz integral etc): eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes.

- Coma mais peixes marinhos como sardinha, atum, salmão, anchova, cavalinha, que são ricos em Ômega-3.

- Tempere os pratos com ervas, alho e cebola; reduza o consumo de sal.

- Utilize laticínios pobres em gordura, como leite e iogurte desnatados.

- Reduza a ingestão de gorduras saturadas, como aquelas presentes em carnes gordas e em laticínios integrais.

- Reduza os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado.

- Faça uso, com moderação, de gorduras saudáveis presentes no azeite de oliva, abacate e nozes, castanhas e amêndoas.

- Evite frituras; dê preferência a alimentos grelhados e cozidos.

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