Como afastar a insônia?

Já sofreu de insônia? A qualidade do sono é um fator fundamental para a qualidade de vida das pessoas, uma vez que diversos benefícios são atribuídos ao descanso adequado, como o controle hormonal, o reforço do sistema imune e a melhora da memória, entre outros. 

No entanto, devido ao estresse do dia a dia, muitas pessoas podem desenvolver distúrbios do sono, como a insônia, que prejudica a qualidade do sono e deve ser tratada por um especialista para evitar que se torne crônica.

Para melhorar a qualidade do sono, algumas dicas podem ser úteis, como limitar o consumo de cafeína durante o dia, já que essa substância atua como estimulante no sistema nervoso, provocando ansiedade e agitação à noite. 

Além disso, manter uma rotina de exercícios regularmente ajuda a melhorar o sono, mas é importante evitar a prática de atividades físicas próximas à hora de dormir, pois a descarga de adrenalina pode provocar insônia.

Evitar alimentos ricos em gorduras e açúcares próximos à hora de dormir também é importante, pois eles dificultam a digestão e podem prejudicar a qualidade do sono.

Estabelecer horários para dormir e acordar todos os dias ajuda a regular o relógio biológico do corpo. 

Além disso, evitar a exposição à luz artificial de aparelhos eletrônicos, como televisões, tablets, celulares e computadores, antes de dormir, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Fazer atividades relaxantes antes de dormir, como ler um livro, ouvir música relaxante ou meditar, pode ajudar a acalmar a mente e proporcionar um sono tranquilo. 

Experimentar chás à base de ervas, como camomila e erva-doce, que possuem propriedades calmantes, também pode ser uma ótima opção para melhorar a qualidade do sono.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Compartilhe esse post!

Related Posts