Postado em 18 de Junho às 16h14

Como melhorar o humor através da postura

Bem-estar (44)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State...

Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão desagradáveis dores na coluna, a postura pode também afetar o humor, trazendo mazelas para todas as áreas da vida.

Segundo Erik Peper, professor de saúde da Universidade do Estado de São Francisco (SF State University) “costumamos pensar que a relação do corpo com o organismo é apenas de uma via, mas, na verdade, é uma relação de duas vias”, frisando que a postura também é capaz de afetar todo o funcionamento do organismo.

A pesquisa contou com a participação de 110 alunos que tiveram duas instruções distintas: primeiramente, deveriam caminhar encolhidos pelo corredor da escola, em seguida deveriam passar pelo mesmo corredor pulando. Após terem cumprido as etapas, os estudantes foram questionados a respeito de seus níveis de energia e motivação. De acordo com a pesquisa, todos que caminharam encolhidos alegaram ter sentido os níveis de energia diminuídos, enquanto pular trouxe a sensação de aumento de energia de acordo com os relatos.

Além disso, os estudantes também responderam questionários a respeito do nível geral de depressão ou depressividade. Os estudantes que enfrentavam pensamentos depressivos frequentemente relataram níveis de energia muito menores após caminharem encolhidos do que aqueles que não costumavam ter pensamentos depressivos. “O que demonstramos é que nesta epidemia de depressão, há intervenções simples que você pode fazer para ajudar a si mesmo”, diz Erik.

A pesquisa da SF State University mostra que há relação direta entre a postura e a qualidade do humor. Para Ken Baldwin, diretor executivo do Instituto Nacional de Postura americano, a teoria é correta e complementa propondo algumas dicas para melhorar a postura:

Sentado ou de pé
Estando em qualquer uma das posições, certifique-se de estar o mais alto possível. Se estiver sentado, evite ao máximo cruzar as pernas e certifique-se de que os pés estejam sempre tocando o chão. O corpo deve apresentar ângulos de 90° das pernas em relação ao tronco.

Altura do peito
A altura do peito deve ser elevada para que os ombros não fiquem caídos, devendo ficar nivelados com o quadril de maneira a formar também um ângulo de 90°.

Omoplatas
Puxe as omoplatas para trás, de forma que os ombros fiquem retos e o peitoral alinhado. Não é necessário puxar demais de tal maneira que deforme a postura, mas apenas o suficiente para que haja alinhamento.

Abdômen contraído
Para referência, o umbigo ou o abdômen pode ser contraído em direção à coluna para ajudar a manter a posição.

Orientações gerais sobre a postura
Por facilidade ou mero desleixo, muitas vezes deixamos de lado este assunto tão importante que é a postura adequada. É necessário que estejamos sempre policiando nossa postura, tanto para a melhora do humor quanto para evitar futuros inconvenientes musculares ou ósseos. Além disso, é sempre recomendado buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde para maiores informações a respeito de uma postura adequada.

Matéria retirada do site GreenMe

Veja também

Novidade no ar, site Venda Porta a Porta!27/01/17 Nos dias atuais a qualidade de vida é uma busca constante entre as pessoas, principalmente quando se trata em associá-la ao trabalho diário. A correria e a falta de tempo para realizar tarefas diferentes é um desafio na hora de conciliar as atividades com o bem estar. O novo site, Venda Porta a Porta, vem lhe oferecer o suporte necessário para que você possa melhorar suas......
Cinco coisas que você precisa saber sobre o Diabetes!16/12/16 Confira cinco informações essenciais sobre a doença, além de dicas de alimentação. Confira: 1. Nem todo diabético é igual! O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune normalmente......

Voltar para (NOTÍCIAS)