Postado em 06 de Dezembro às 10h36

CROSSFIT: Tudo que você precisa saber sobre a modalidade que mais cresce no Brasil

Boa Forma (48)

Karol Paiva

- 35 anos;
- Casada;
- Mãe de 2 filhos (13 e 8 anos);
- Formada em Administração de empresas, estudante de Direito e trabalha na área jurídica;
- Treina CrossFit há 2 anos e 7 meses.
- Integrante da Equipe Revitá de Crossfit suplementada pela marca CháMais.

A nova modalidade esportiva arrebata o coração de quem gosta de treinamentos intensivos e diversificados, atingindo assim os mais diversos públicos. Como as aulas são bem dinâmicas, seus praticantes acabam se divertindo enquanto se exercitam.

Ainda assim, muitas pessoas não sabem como o CrossFit realmente funciona e os ganhos que pode trazer. Se essa é a sua situação, então está no lugar certo!

O QUE É O CROSSFIT?

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral, desenvolvido para melhorar as capacidades fisiológicas de qualquer tipo de pessoa. 

Esse tipo de treinamento gera uma maior otimização de todas as capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

O treino é altamente eficaz e focado em quem está em busca de um desenvolvimento muscular e queima de calorias.

Ainda assim, como é extremamente completo e estimula várias partes do seu corpo, ele pode ser indicado em várias situações — sendo uma ótima pedida para quem quer ter uma rotina mais saudável.

Isso acontece porque uma aula de CrossFit treina vários grupos musculares ao mesmo tempo, um detalhe que pode parecer bobagem, mas faz uma diferença insana! 

Diferentemente da musculação, os exercícios do CrossFit visam utilizar o peso do próprio corpo, então é bem provável que você não encontre tantos aparelhos assim como quando entra em uma academia tradicional.

Muitas das atividades envolvem flexões de braço, abdominais, agachamentos, entre outros exercícios utilizando corda e até pneu.

O QUE FAZER PARA TREINAR?

É difícil começar no CrossFit sem ter algum tipo de preparo físico ou ao menos uma consciência corporal. Entretanto, essa não é uma obrigatoriedade — ou seja, você vai encontrar pessoas sedentárias que começam a fazer CrossFit.

Mas para quem é iniciante existe um preparo especial para entrar no CrossFit, por isso, se você não tá acostumado a praticar nenhum tipo de atividade física, não precisa ficar preocupado.

Com esse treino especial logo você pega o jeito! Além disso, antes de começar a treinar é bom ser cauteloso e dar uma analisada nos treinadores e professores que estarão junto contigo nessa. Eles são peças chaves na hora de criar e acompanhar seu treino, então é importante que eles sejam devidamente capacitados e ofereçam todo o apoio necessário.

E tem mais: repare se ele é do tipo que fica atento se os alunos estão executando as atividades da maneira correta, considerando questões como amplitude, posicionamento e outros detalhes.

Isso é fundamental, pois são os movimentos corretos que trabalham as musculaturas. Não adianta nada malhar pesado e não fazer os exercícios corretamente, concorda? Para fechar, é essencial que ele entenda qual é o objetivo de cada aluno e foque as aulas nesse sentido.

Enquanto alguns estão ali para ganhar força, por exemplo, outros visam o emagrecimento — e os treinamentos terão perfis bem diferentes por conta dessa diferença. 

RECOMENDAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

Assim como várias outras práticas esportivas de alta intensidade e treino pesado, o CrossFit exige alguns cuidados. Pra começo de conversa, antes de começar o treino, é preciso passar pela liberação médica. Como CrossFit é um treino puxado, você precisa conhecer suas limitações antes de preparar seu programa de treino.

Outra recomendação importante é procurar um box de CrossFit sério e preferencialmente afiliado. Isso porque existe uma rede no mundo inteiro com pessoas que praticam o esporte de forma séria — e, se você quiser fazer parte disso, devia considerar esse ponto.

Se você tem dúvidas se vai curtir essa nova modalidade de esporte, marque uma aula experimental. Essa é uma ótima maneira de entender a dinâmica do treinamento, os professores e todos os outros detalhes que podem influenciar na sua escolha. Mas, como tudo na vida, no CrossFit é preciso adotar alguns cuidados importantes a fim de se preservar enquanto realiza as atividades. Confira alguns deles:

Tenha supervisão de um profissional confiável:
Toda atividade física precisa da supervisão de uma profissional capacitado, principalmente para evitar lesões e fraturas.

Nunca pule o aquecimento:
O aquecimento não é uma possibilidade, mas sim parte do treino. Muita gente acha que aquecer é pura bobagem, por isso acaba não dando a ele a devida importância e acaba deixando pra lá.

Evite ultrapassar os limites do seu corpo:
Por mais que o treino seja intenso, é bom se controlar e tentar não ir além do que o seu corpo pode chegar.

Respeite as contraindicações
Qualquer pessoa pode praticar CrossFit, de crianças a idosos, desde que cada uma delas saibam respeitar as regras do seu próprio corpo, e até onde podem ir.

Fonte: Feito de Iridium 

Veja também

Biomassa de banana verde previne diabetes tipo 226/11/15 Alimento também ajuda na perda de peso, melhora a imunidade e o trânsito intestinal A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os......
CháMais se prepara para a 2ª Hi-Nutrition!02/02/16 A CháMais trará muitas novidades para o 2º Congresso Hi-Nutrition que acontece de 17 a 19 de Março no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, SP. A marca participa desde a primeira edição e......

Voltar para (NOTÍCIAS)