Postado em 27 de Novembro de 2015 às 10h09

Evite dores de cabeça com alimentação equilibrada

Bem-estar (45)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Selênio Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais...

Selênio
Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais tóxicos do corpo. Esses metais tóxicos, quando se depositam em nosso organismo, não só contribuem para o aumento dos radicais livres como podem causar sintomas de enxaqueca, além de elevar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson. A recomendação mínima diária de ingestão desse nutriente é de cerca de 34mcg para adultos, que é o equivalente a menos de uma castanha.

Magnésio para relaxar
A concentração de magnésio em nosso corpo afeta os receptores de serotonina – substância responsável por regular a percepção a dor e disposição – bem como outros receptores e neurotransmissores relacionados à enxaqueca. O magnésio em ação relaxante, o que pode amenizar a dor de cabeça quando a causa for por estresse, ansiedade ou tensão pré menstrual. A recomendação diária é de 400mg para homens adultos e 350mg para mulheres adultas, o mesmo que ingerir três conchas cheias de feijão preto ou 300g de espinafre, por exemplo.

Omega 3 e combate a ação anti inflamatória
O consumo em excesso de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras e embutidos, provoca a produção de substâncias que causam a dor de cabeça. Nesse caso, o ômega3 é o melhor remédio. Ele tem ação anti-inflamatória, combatendo essas substâncias causadoras de enxaqueca. Entre as fontes de ômega3 estão salmão, sardinha, arenque, atum e semente de linhaça.

Vitamina B12 mantem o cérebro funcionando!
A vitamina B12 é fundamental para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca. O sistema nervoso pode ser comparado com um sistema elétrico, onde os nervos são os cabos por onde a eletricidade passa. Ao redor dos nossos nervos, existe uma “capa de gordura”, chamada bainha de mielina, que é fundamental para a passagem do estímulo nervoso e a proteção do nervo. Na falta de B12, ocorre a desmielinização, que é uma espécie de defeito na bainha de mielina. São boas fontes de vitamina B2: fígado de boi, mariscos, ostras cruas, atum, ovos e leite. A recomendação diária é de 2,4mcg em adultos.

Invista nos antioxidantes
As substâncias antioxidantes têm o poder de fazer a varredura do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo. Essa ação contribui para o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória.Essas propriedades funcionais podem amenizar o sintoma de dor, interferindo indiretamente, na incidência de enxaquecas. Os antioxidantes estão presentes em diversos alimentos naturais, portanto frutas, legumes e verduras devem estar presentes no cardápio. Cenoura, mamão, abobrinha, vegetais e frutas alaranjadas, germe de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, oleaginosas e frutas vermelhas são ótimas fontes.

Modere nos carboidratos
Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Tanto a falta quanto o excesso desse nutriente podem ser um gatilho para disfunções metabólicas, tendo como um dos sintomas a dor de cabeça. Por isso, nada de cortar os carboidratos da dieta – mas, sim, maneirar na ingestão.  De preferência aos integrais, que fornecem mais fibras.

Veja também

Chimarrão: Beneficios e Maleficios para a saúde05/09/17 Especialistas reconhecem propriedades medicinais no consumo da bebida, mas também alertam para outros riscos que a ingestão em excesso pode provocar. Ele é o companheiro de muitas pessoas do sul do país desde o começo do dia. Para outros, é indispensável no finalzinho da tarde. Na aula ou no trabalho, em casa ou no parque, sozinho ou entre amigos, o......
Você sabe preparar o seu chá? 04/05/16 Na região Sul-Sudeste as baixas temperaturas já estão chegando e com elas o consumo de chá aumenta. Sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, o chá é seu companheiro para todas as horas. Seja o chá de......
Sucesso total no I Congresso Norte/Nordeste!16/05/16 A CháMais foi destaque e marcou presença no I Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva Funcional. O evento aconteceu de 12 a 14 de maio no Oásis Atlântico em Fortaleza (Ceará).......

Voltar para (NOTÍCIAS)