Postado em 14 de Junho às 08h23

Mantenha a saúde durante a Copa do Mundo!

Alimentação (81)

É tempo de Copa do Mundo. O período envolve muita torcida, eventos, comemoração e alegria. Nesse ambiente de inúmeras opções de petiscos calóricos, bebidas e doces, as ofertas vão de cerveja e drinques diversos até fast-food e feijoada. Mas saiba que é possível torcer sem impactar tanto a saúde e ficar com peso na consciência.

Evitar excessos e cuidar com o estresse e alimentação são atitudes que podem ajudar a garantir a saúde em dia ao longo dos 32 dias de Copa do Mundo. Caso o Brasil chegue à final, serão sete jogos, ou pelo menos 630 minutos, de muita confraternização, bebida e frituras.

Alguns estudos, como um feito em Munique, na Alemanha, após a Copa do Mundo de 2006, mostrou que o risco de um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular em homens foi três vezes maior nos dias em que a seleção jogou.

Confira 10 dicas para não pisar na bola com a dieta durante a Copa do Mundo:

1 – Procure “fugir” da rotina alimentar apenas no horário do jogo;
2 – Faça todas as refeições cotidianas normalmente, inclusive em dias de partida;
3 – Escolha aperitivos sem frituras e excesso de carboidratos para acompanhar os jogos;
4 – Intercale a ingestão de bebidas alcoólicas com a ingestão de muita água;
5 – Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool também é bastante calórico;
6 – Não deixe a rotina de atividade física de lado: faça o seu exercício normalmente nos dias dos jogos e fique atento ao horário de funcionamento de sua academia, caso você frequente alguma;
7 – Se comer além do normal durante os jogos, não deixe que isso atrapalhe sua rotina alimentar nos dias seguintes. Volte ao normal assim que terminar todas as comemorações;
8 – Consuma muito líquido também nos dias sem celebração, para evitar a desidratação causada pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em carboidratos e gorduras;
9 – Use e abuse dos chás, sucos e alimentos desintoxicantes nos dias subsequentes aos jogos, para amenizar o efeito do álcool: salada verde escura, brócolis, suco verde, chá verde, chá de moringa e chá de hibisco;
10 – Curta e vibre muito em toda a Copa, com controle, equilíbrio e moderação na alimentação!

Fonte: Metrópoles e Dc Clic RBS

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