Postado em 21 de Agosto de 2017 às 08h28

Melhores alimentos para comer antes de dormir!

Alimentação (88)

Durante o sono, o corpo descansa, principalmente o cérebro, órgão responsável por todas as ações desempenhadas pelo corpo ao longo do dia, como “guardar” todas as informações utilizadas enquanto se está acordado, como as memórias.

A dificuldade de dormir ou de manter um sono continuo é um problema vivido por muitas pessoas, e muitas vezes está relacionada a alimentação. Uma alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores para ter uma noite de sono com qualidade.

Alguns alimentos com propriedades calmantes auxiliam o organismo a ter um sono prolongado e com qualidade. Estes alimentos possuem substâncias precursoras de hormônios que promovem sensação de bem-estar, como o triptofano, aminoácido percussor da serotonina e da melatonina, ambos relacionados com a sensação de bem-estar e indução do sono, além de serem responsáveis por diminuírem os níveis de cortisol no sangue, e consequentemente o estresse.

Quando consumido alimentos fontes de proteína, principalmente do aminoácido triptofano, junto com alimentos fontes de carboidratos, se tem a facilitação na captação desse aminoácido na corrente sanguínea, onde a insulina age como facilitadora durante a absorção do aminoácido pelo cérebro.

Alguns alimentos possuem substâncias que são estimulantes para o cérebro, e quando ingeridas perto do horário em que se deseja dormir, agem ativando o sistema nervoso central, e assim inibindo a liberação de serotonina e de melatonina, ambas responsáveis pelo sono.

A principal substância consumida é a cafeína, presente no café, refrigerantes sabor cola, chocolates, erva mate e guaraná. Esta substância pode evitar que se durma ou até mesmo evitar um sono contínuo, fazendo com o sono seja interrompido durante a noite.

Outra substância é a tiramina, encontrada em queijos amarelados, principalmente no queijo cheddar. A tiramina afeta a liberação de noradrenalina, responsável por induzir o sonho, que ocorre quando se está em um sono profundo. O mesmo acontece quando se consome álcool durante a noite.

O consumo de alimentos gordurosos também não é indicado antes de dormir, pois dificulta a indução do sono. O motivo para que isso ocorra, se dá pelo fato da digestão desses alimentos demorarem mais do que o normal, fazendo com que a grande parte da energia do corpo seja desviada para essa função, causando desconfortos.

Dicas de alimentação saudável para dormir bem:

• Consumir alimentos com baixa quantidade de gordura em sua composição, e que facilitam o processo de digestão.

• Prefira bebidas que contenham substâncias calmantes, como chá de erva cidreira, chá de camomila, passiflora, suco de maracujá, leite quente com mel.

• A oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas) são ótimas fonte de selênio e de triptofano, que auxiliam na produção de serotonina.

• Se alimente 2 horas antes de dormir, para que não tenha a sensação de estufamento ou desconforto abdominal.

• Evite consumir alimentos que sejam estimulantes perto do horário em que for dormir.

Alimentos que auxiliam em uma boa noite de sono:

• Aveia

• Iogurtes

• Soja

• Milho

• Banana

• Tâmaras

• Ovos e no leite

Fonte: Natue

Veja também

Confira 7 dicas para uma Páscoa Saudável!11/04/17 Páscoa sem culpa! Sim, é possível se render ao chocolate no próximo domingo. Mas calma! Também não precisa comer uma caixa de bombom sozinha ou devorar um ovo mega calórico em cinco minutos. Uma porção de chocolate e uma pitada de equilíbrio parece ser a receita perfeita. A pedido do blog, a nutricionista Karen Schlösser preparou sete......
5 chás para melhorar a digestão11/03 Problemas muito comuns hoje em dia são os relacionados ao sistema digestivo. Desde prisão de ventre, refluxo gástrico, diarreia e paragens de digestão, são imensos os problemas que acabam por afetar o organismo. Para......
Batata yacon é boa para intestino, colesterol e glicose!08/11/16 Segundo o site da Globo, o Yacon é um vegetal é originário dos vales andinos, e na linguagem indígena significa água. Segundo a nutricionista Karin Honorato, “o maior benefício deste vegetal é que......

Voltar para (NOTÍCIAS)