Postado em 08 de Setembro de 2017 às 09h21

Motivos para começar a dançar regularmente!

Boa Forma (64)

Quem dança os males espanta. O ditado original não é exatamente assim, mas esse também é verdadeiro. Ludmila Quaresma Aguiar é formada em Educação Física e atua como professora de dança há mais de dez anos. Para ela, não existe vida sem dança. "Muitas razões para dançar são relacionadas à saúde física e embasadas pela ciência, mas o melhor que a dança pode oferecer é a leveza de quem se preocupa apenas em dar um passo de cada vez", afirma a profissional.

Já conferiu a revista exclusiva do Dr bem estar? Confira aqui!

Para usufruir dos benefícios da dança listados abaixo, só há uma coisa a ser feita: partir para a prática. Encontre uma escola de dança, matricule-se já e compareça. Segundo a profissional, qualquer modalidade trará os resultados. "Experimente os diferentes tipos de dança até encontrar aquele que você se sinta mais à vontade ou mais desafiada", orienta a profissional.

SAÚDE: É através do movimento e do aumento dos batimentos cardíacos que os diferentes órgãos do corpo intensificam a troca de informação e de fluidos, para estabelecer o equilíbrio físico natural.

CONDICIONAMENTO FÍSICO: Fôlego é preparo. Só está em condições de dançar horas sem parar quem pratica a atividade regularmente. Exercitar-se eventualmente traz apenas o bem-estar momentâneo, e não aumenta a resistência física.

ALONGAMENTO E ELASTICIDADE: A capacidade de tocar as extremidades do corpo, como os bebês e as crianças fazem com tanta facilidade, depende principalmente de um estado de relaxamento. Mais do que ajudar a alongar músculos e tendões, e deixar as juntas lubrificadas, os movimentos produzem um relaxamento, que faz com que tocar a ponta dos pés não seja motivo de dor e desconforto.

POSTURA: Poucas coisas dizem tanto a nosso respeito quanto a nossa postura. Uma coluna ereta ajuda a prevenir uma série de problemas futuros, como hérnia de disco e dores no ciático. Além disso, a boa postura nos deixa muito mais atraentes e seguros em nossas atitudes.

COORDENAÇÃO, RITMO, EQUILÍBRIO: Essas habilidades são essências para a vida, desde picar uma cebola até dirigir um carro ou alcançar aquela performance na cama com o namorado. Algumas regiões do cérebro só são irrigadas quando desafiamos o corpo a executar movimentos com precisão. Quando dançamos, precisamos estar totalmente dedicados a dar um passo, ao mesmo tempo em que levantamos um braço e viramos a cabeça para o lado, tudo combinado a velocidade, noção de espaço e força.

MEMÓRIA: Decorar os passos da coreografia deixa a memória afilhadinha para qualquer outro tipo de demanda. Além disso, com a melhora da saúde, o cérebro passa a ser mais irrigado e o corpo todo se comunica melhor, trabalhando de forma integrada.

EXPRESSÃO: Comunicar qualquer mensagem, desde uma simples ideia, até quem somos em nossa intimidade, não é uma tarefa simples. Com o contínuo exercício, a dança aprimora a capacidade de expressar-se através do corpo, deixando ele ligado para acompanhar a mente.

SOCIABILIDADE: A dança integra pessoas sem preconceito. O desprendimento de mover-se de acordo com a música derruba qualquer barreira de linguagem que possa impedir os relacionamentos, criando laços saudáveis e verdadeiros.

DANÇAR É SER LIVRE: A liberdade de mover o corpo conforme nossa intuição ou vontade é uma forma de arte. Fazer arte é estar vivo, é expressar a sua unicidade, é não ter medo de errar ou de ser julgado, é acreditar na emoção, no sentimento, na sua própria verdade.

AUTOESTIMA: Ser feliz é o que faz a vida valer a pena. Todo resto é detalhe ou perda de tempo. A dança ensina que nada é impossível, e que cada pessoa é única e merece respeito. Quando superamos o medo de sermos nós mesmos, tudo mais fica pequeno.

Fonte: Vix

Veja também

Quer emagrecer sem engordar novamente?27/11/15 Dietas, regimes, exercícios mirabolantes, esforços sem medidas… todas as formas possíveis para perder peso são tentativas válidas desde que os quilinhos perdidos não sejam recuperados. Uma reeducação alimentar que siga algumas dicas como: comer de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, incluir mais frutas, legumes e verduras e cortar frituras, doces e......
Por que apostar no Whey Protein mesmo quando você não Treina!17/03/17 Ainda não conhece bem os efeitos do suplemento no seu corpo? Descubra por que você deve tomá-lo após treinar. Longe dos exercícios, o Whey proporciona outros benefícios. No meio da tarde, ele é ótimo......
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GLICOSE ALTA NO SANGUE15/02/19 A causa mais comum de aumento persistente da glicose no sangue (hiperglicemia) é o diabetes mellitus. Outros fatores, tais como as infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) podem provocar......

Voltar para (NOTÍCIAS)