Postado em 22 de Agosto de 2016 às 10h34

O sabor e o poder das frutas cítricas!

Saúde (82)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O que vem à sua cabeça quando falamos em frutas cítricas? Se a memória fica na dupla famosa, o limão e a laranja, lembre-se de que existe variedade o bastante para agradar a...

O que vem à sua cabeça quando falamos em frutas cítricas? Se a memória fica na dupla famosa, o limão e a laranja, lembre-se de que existe variedade o bastante para agradar a todo tipo de paladar:

Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus, originárias principalmente das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudeste da Ásia. No Brasil, elas chegaram pelas mãos dos portugueses, no século XVI. E, o melhor de tudo, é que essas frutas são ricas não apenas no quesito sabor, mas também em benefícios para a saúde. A nutricionista Carla Pelliciari, em contribuição para o Nutrição Prática & Saudável, detalha melhor:

“Os frutos são ricos em vitamina C, denominada cientificamente ácido ascórbico e de característica hidrossolúvel”, ela aponta. “Possuem também betacaroteno, substância precursora de vitamina A, e complexo B, além de sais minerais, principalmente cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro e selênio”.

Carla explica que nós, seres humanos, não conseguimos sintetizar por conta própria o ácido ascórbico, então é preciso obtê-lo a partir da dieta. “Os primeiros sintomas de deficiência de vitamina C no organismo são fadiga e equimoses (pequenas manchas arroxeadas na pele), podendo chegar até a anormalidades psicológicas, como histeria e depressão”, conta. Nas crianças, Carla explica que a falta de vitamina C pode causar problemas no crescimento e na ossificação, além de hemorragias e anemias.

Mas quais são os benefícios em se ter uma dieta rica em vitamina C?


Carla destaca que o ácido ascórbico é “importante na formação do colágeno e pode aumentar a biodisponibilidade do ferro, aumentando sua absorção”. Além disso, a vitamina C é uma poderosa aliada contra o envelhecimento precoce: ela atua como “agente antioxidante, inativando o radical livre hidroxila e protegendo células, proteínas e DNA dos danos oxidativos e a formação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, que estão associados ao aparecimento de diversas doenças degenerativas.

E aí, já se convenceu do quanto essas frutas são importantes?

Então veja mais essa: Carla lembra que outra substância abundante nas frutas cítricas, o betacaroteno, possui “ação antioxidante protetora contra doenças cardiovasculares e atua inibindo o processo de oxidação da lipoproteína de baixa densidade, o LDL”, também conhecido como mau colesterol.

Estar fora de casa não é desculpa para deixar de aproveitar todos esses benefícios, hein? Uma grande variedade de sabores de sucos está disponível no mercado, inclusive em opções super práticas, on the go: é só ter na bolsa e beber.

Fonte: Nutrição Prática e Saudável

Veja também

Quer emagrecer sem engordar novamente?27/11/15 Dietas, regimes, exercícios mirabolantes, esforços sem medidas… todas as formas possíveis para perder peso são tentativas válidas desde que os quilinhos perdidos não sejam recuperados. Uma reeducação alimentar que siga algumas dicas como: comer de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, incluir mais frutas, legumes e verduras e cortar frituras, doces e......
Corrida: Mulheres que praticam devem ficar Atentas ao Quadril!29/05/17 A corrida traz vários benefícios para a saúde da mulher. Além de acelerar o metabolismo, ela aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o humor e diminui o estresse. Entretanto ao praticar......
Inscreva-se 5º Concurso de Receitas QuantyVitta!06/07/16 Já preparou sua receita para participar do 5º Concurso de Receitas QuantyVitta? As inscrições seguem até domingo, dia 10. É a sua chance de fazer a receita que gosta, mostrar sua criatividade e ainda ganhar......

Voltar para (NOTÍCIAS)