Postado em 22 de Agosto de 2016 às 10h34

O sabor e o poder das frutas cítricas!

Saúde (84)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O que vem à sua cabeça quando falamos em frutas cítricas? Se a memória fica na dupla famosa, o limão e a laranja, lembre-se de que existe variedade o bastante para agradar a...

O que vem à sua cabeça quando falamos em frutas cítricas? Se a memória fica na dupla famosa, o limão e a laranja, lembre-se de que existe variedade o bastante para agradar a todo tipo de paladar:

Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus, originárias principalmente das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudeste da Ásia. No Brasil, elas chegaram pelas mãos dos portugueses, no século XVI. E, o melhor de tudo, é que essas frutas são ricas não apenas no quesito sabor, mas também em benefícios para a saúde. A nutricionista Carla Pelliciari, em contribuição para o Nutrição Prática & Saudável, detalha melhor:

“Os frutos são ricos em vitamina C, denominada cientificamente ácido ascórbico e de característica hidrossolúvel”, ela aponta. “Possuem também betacaroteno, substância precursora de vitamina A, e complexo B, além de sais minerais, principalmente cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro e selênio”.

Carla explica que nós, seres humanos, não conseguimos sintetizar por conta própria o ácido ascórbico, então é preciso obtê-lo a partir da dieta. “Os primeiros sintomas de deficiência de vitamina C no organismo são fadiga e equimoses (pequenas manchas arroxeadas na pele), podendo chegar até a anormalidades psicológicas, como histeria e depressão”, conta. Nas crianças, Carla explica que a falta de vitamina C pode causar problemas no crescimento e na ossificação, além de hemorragias e anemias.

Mas quais são os benefícios em se ter uma dieta rica em vitamina C?


Carla destaca que o ácido ascórbico é “importante na formação do colágeno e pode aumentar a biodisponibilidade do ferro, aumentando sua absorção”. Além disso, a vitamina C é uma poderosa aliada contra o envelhecimento precoce: ela atua como “agente antioxidante, inativando o radical livre hidroxila e protegendo células, proteínas e DNA dos danos oxidativos e a formação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, que estão associados ao aparecimento de diversas doenças degenerativas.

E aí, já se convenceu do quanto essas frutas são importantes?

Então veja mais essa: Carla lembra que outra substância abundante nas frutas cítricas, o betacaroteno, possui “ação antioxidante protetora contra doenças cardiovasculares e atua inibindo o processo de oxidação da lipoproteína de baixa densidade, o LDL”, também conhecido como mau colesterol.

Estar fora de casa não é desculpa para deixar de aproveitar todos esses benefícios, hein? Uma grande variedade de sabores de sucos está disponível no mercado, inclusive em opções super práticas, on the go: é só ter na bolsa e beber.

Fonte: Nutrição Prática e Saudável

Veja também

É melhor correr na esteira ou ao ar livre?!28/01/16 Se você faz parte da turma que deseja se exercitar neste ano, correr é uma alternativa democrática e barata. Mas será que é melhor fazer a atividade ao ar livre, enfrentando vento e chuva, ou se exercitar na esteira, enquanto admira seu reflexo em um espelho gigante? A maioria dos corredores acredita que é mais fácil correr na esteira do que ao ar livre. Conheça......
A Importância do Sono!06/06/16 O sono é um estado de repouso periódico  geralmente de 8 horas no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a......
Nos preocupamos com Eles também! Novembro Azul!11/11/16 Depois do mês do Outubro Rosa, sobre a conscientização na luta contra o câncer de mama feminino estamos no mês do Novembro Azul; época em que lembramos da saúde masculina e da prevenção contra o......

Voltar para (NOTÍCIAS)