Postado em 21 de Junho de 2017 às 08h15

Preguiça? 5 dicas para não abandonar os exercícios físicos no inverno

Boa Forma (64)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Manter a rotina de atividades nos dias mais frios é um desafio. Confira as dicas da para não deixar a preguiça tomar conta e não descuidar da saúde. É muito comum...

Manter a rotina de atividades nos dias mais frios é um desafio. Confira as dicas da para não deixar a preguiça tomar conta e não descuidar da saúde.

É muito comum ouvirmos que o inverno é um perigo para a silhueta. E é verdade: nesta época do ano, ficamos menos dispostos a praticar exercícios. Muitas vezes a preguiça não deixa muita gente nem sair de casa para uma caminhada rápida. E, pior, no frio também tendemos a comer mais alimentos pesados e gordurosos.

Deixar a atividade física de lado no inverno, além de atrapalhar o “projeto verão”, pode aumentar dores musculares e nas articulações. Isto acontece porque as pessoas tendem a tensionar o corpo e também andam mais encurvadas para tentear se proteger das baixas temperaturas.

Por isso, não deixar o exercício físico de lado no inverno é um desafio para a maioria das pessoas, ainda mais para quem mora em Curitiba. Para evitar o abandono geral dos exercícios, a educadora física Luisi Falleiros Porto, do Studio Pilates Batel, dá cinco dicas para espantar a preguiça e manter a rotina de atividades em dia no frio. Confira:

1. Mude seus horários

Prefira realizar a atividade nas horas mais quentes do dia, como no final da manhã ou início da tarde. Se você tem o hábito de se exercitar cedo pela manhã, mas sente dificuldade de acordar cedo no inverno, pode funcionar mudar o horário dos exercícios para um horário em que você se sentir mais disposto. Assim a vontade de abandonar tudo diminui.

2. Defina uma meta

Ter um foco bem definido ajuda a não perder o pique e manter a rotina de exercícios mesmo nos dias mais frios. Vale tudo: emagrecer para uma viagem, melhorar a qualidade de vida e o condicionamento físico ou dormir melhor, por exemplo. O importante é sempre pensar nos benefícios, que aparecem logo no início.

3. Tenha companhia

Uma das estratégias para se livrar da preguiça é combinar de se exercitar acompanhado de um amigo. A companhia e o compromisso firmado com outra pessoa são motivações a mais nas horas que bate a preguiça.

4. Inove

Experimente uma nova modalidade. Boas opções para quem não gosta de academia são os exercícios “disfarçados”, como dançar, por exemplo. Hoje em dia, já existem modalidades que antes eram restritas aos mais novos, como o balé para adultos.

5. Não passe frio

Vista mais roupas, mesmo que você perca um pouco da mobilidade no início. Depois, é só ir tirando algumas peças. Entretanto, se estiver em ambiente frio, é importante manter-se agasalhado.

Fonte: Gazeta do Povo

Veja também

Semente de Chia e seus Nutrientes!30/05/16 Semente de Chia (Salvia hispânica) originárias do México, são muito utilizadas nas receitas de alimentação saudável. A quantidade de nutrientes encontrados nas semente são diversos. As semente contém ácidos graxos insaturados (Omega 3), mais Cálcio que o leite, maior concentração de ferro que no espinafre, duas vezes mais......
O exercício ideal para quem tem osteoporose20/10/17 Não faltam pesquisas atestando a importância de mexer o esqueleto para ter uma vida saudável. Mas e se a osteoporose, doença crônica que deixa o tecido ósseo frágil e poroso, dá as caras? Nesses casos,......
Motivos para começar a dançar regularmente!08/09/17 Quem dança os males espanta. O ditado original não é exatamente assim, mas esse também é verdadeiro. Ludmila Quaresma Aguiar é formada em Educação Física e atua como professora de dança......

Voltar para (NOTÍCIAS)