Postado em 14 de Março de 2017 às 08h55

Protetor Solar: Motivos para usar Sempre!

Beleza (43)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Este é um assunto que os dermatologistas não se cansam de avisar a população: a proteção contra as radiações solares. Estas, que podem causar manchas e...

Este é um assunto que os dermatologistas não se cansam de avisar a população: a proteção contra as radiações solares. Estas, que podem causar manchas e riscos de formação de câncer de pele. E por mais que as pessoas são avisadas, são poucas que realmente se preocupam em utilizar diariamente os protetores solares.

De acordo com a dermatologista Suzy Rabello, além da conscientização com os cuidados com a exposição ao sol, é preciso saber qual tipo de fator de proteção é o mais adequado à cada pele. “Eu recomendo a utilização de filtro solar a partir dos 6 meses, embora a exposição ao sol não seja indicada até esta idade. Para crianças de até 10 anos, o ideal é a utilização de filtros solares infantis, que geralmente são antialérgicos”, afirma.

Já os adolescentes podem usar os mesmos filtros solares que os adultos. Como nesta fase da vida a pele fica mais oleosa e propensa à espinhas, a dermatologista recomenda a utilização de filtros em gel ou em gel creme. “É importante visitar o dermatologista para que ele indique qual o melhor tratamento para acne (espinhas) e qual o protetor solar que irá beneficiar a pele do adolescente”, declara Suzy.

Já para a proteção diária, o ideal é a escolha pelo grau de proteção solar de FPS 30, podendo ser maior como no caso de pacientes que sofrem com doenças como o Lúpus (doença em que o sol agrava), ou pessoas que possuem manchas de sol como os melasmas, processos pós inflamatórios ou depilação a laser.

Os protetores solares devem ser reaplicados durante o dia para garantir a eficácia do produto. “Recomendo a reaplicação a cada duas horas nas áreas que ficam expostas ao sol. A aplicação deficiente do produto pode reduzir o fator de proteção. Com a aplicação em intervalos menores, é possível minimizar os erros de utilização do protetor”, detalha a dermatologista.

A médica ainda explica que é necessário usar protetor solar mesmo em dicas nublados, onde 80% da radiação UV atinge a superfície da terra. Mesmo que aos olhos um dia nublado pareça inofensivo a pele, os danos serão os mesmos, pois a radiação continua presente.

Fonte: Mulher com Saúde

Veja também

Preciso me vacinar contra a Febre Amarela? Veja perguntas e respostas sobre o surto em MG!16/01/17 Em um hospital de São Paulo, desde que os casos de febre amarela silvestre começaram a aumentar em Minas Gerais, a procura por vacinas triplicou. São 38 mortes notificadas em terras mineiras, e dois óbitos no noroeste paulista - em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto. O G1 conversou com especialistas para entender qual é o tamanho da epidemia e quem......
CARBless opção saudável para o gerenciamento de peso22/04/16 A obesidade é considerada uma epidemia mundial e encontra-se em constante crescimento. Suas taxas aumentaram de forma alarmante nos últimos anos, principalmente, em países em desenvolvimento, os quais têm vivenciado um estilo de......

Voltar para (NOTÍCIAS)