Postado em 14 de Março de 2017 às 08h55

Protetor Solar: Motivos para usar Sempre!

Beleza (49)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Este é um assunto que os dermatologistas não se cansam de avisar a população: a proteção contra as radiações solares. Estas, que podem causar manchas e...

Este é um assunto que os dermatologistas não se cansam de avisar a população: a proteção contra as radiações solares. Estas, que podem causar manchas e riscos de formação de câncer de pele. E por mais que as pessoas são avisadas, são poucas que realmente se preocupam em utilizar diariamente os protetores solares.

De acordo com a dermatologista Suzy Rabello, além da conscientização com os cuidados com a exposição ao sol, é preciso saber qual tipo de fator de proteção é o mais adequado à cada pele. “Eu recomendo a utilização de filtro solar a partir dos 6 meses, embora a exposição ao sol não seja indicada até esta idade. Para crianças de até 10 anos, o ideal é a utilização de filtros solares infantis, que geralmente são antialérgicos”, afirma.

Já os adolescentes podem usar os mesmos filtros solares que os adultos. Como nesta fase da vida a pele fica mais oleosa e propensa à espinhas, a dermatologista recomenda a utilização de filtros em gel ou em gel creme. “É importante visitar o dermatologista para que ele indique qual o melhor tratamento para acne (espinhas) e qual o protetor solar que irá beneficiar a pele do adolescente”, declara Suzy.

Já para a proteção diária, o ideal é a escolha pelo grau de proteção solar de FPS 30, podendo ser maior como no caso de pacientes que sofrem com doenças como o Lúpus (doença em que o sol agrava), ou pessoas que possuem manchas de sol como os melasmas, processos pós inflamatórios ou depilação a laser.

Os protetores solares devem ser reaplicados durante o dia para garantir a eficácia do produto. “Recomendo a reaplicação a cada duas horas nas áreas que ficam expostas ao sol. A aplicação deficiente do produto pode reduzir o fator de proteção. Com a aplicação em intervalos menores, é possível minimizar os erros de utilização do protetor”, detalha a dermatologista.

A médica ainda explica que é necessário usar protetor solar mesmo em dicas nublados, onde 80% da radiação UV atinge a superfície da terra. Mesmo que aos olhos um dia nublado pareça inofensivo a pele, os danos serão os mesmos, pois a radiação continua presente.

Fonte: Mulher com Saúde

Veja também

5 hábitos que fazem mal para a pele do rosto05/03/18 No nosso dia-a-dia existem alguns costumes que às vezes que podem influenciar negativamente na saúde da nossa pele. Confira quais são as 5 piores atitudes que você pode ter que interferem na saúde do rosto: Espremer espinhas: Aquela pontinha branca incomoda e é quase impossível não cutucar. No entanto, ao fazer isso, você corre o risco de piorar a......
Outubro Rosa: autoestima influencia no tratamento de câncer22/10/18 Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estão sendo estimados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil. Em sua maioria, entre as mulheres, com 14.206 ocorrências, contra 181 por......
Betacaroteno para o Verão!25/01/16 O verão é a estação mais quente do ano. O sol e o calor tão esperados pelas pessoas podem ser tanto aliados quanto inimigos, por isso com eles vem também o alerta dos cuidados que precisamos ter com a......

Voltar para (NOTÍCIAS)