Postado em 11 de Junho às 08h20

Qual a idade ideal para as crianças começarem a fazer esportes?

Boa Forma (57)

Qual deve ser a idade correta para uma criança iniciar as atividades esportivas?

Essa pergunta é feita por muitos pais e educadores. A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que elas comecem a prática entre 5 e 7 anos de idade, mas classifica como o mais importante respeitar as vontades e as características de cada criança. Não adianta forçar um garoto a se tornar um craque de futebol, se o que ele quer praticar é basquete ou vôlei.

A criança deve gostar do que vai fazer, ter habilidade para fazer e as características para se desenvolver, ou não, no esporte que ela for inserida.

“É de consenso mundial que a realização de atividades físicas na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo”, conforme explicação do Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Mas o doutor também alerta para possíveis exageros: “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas e sem descanso. Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, finaliza do Dr. Gabel.

Fonte: GreenMe

Veja também

Estudos apontam que pais de meninas tratam filhas de modo diferente19/06/17 Os comportamentos e as atitudes de pais estariam condicionados ao gênero da criança. Um estudo sobre o papel que noções inconscientes de gênero podem ter na criação dos pequenos, feito pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, confirmou o que o senso comum já apontava: pais de meninas são mais atentos às suas filhas e atendem mais rapidamente......
Nos preocupamos com Eles também! Novembro Azul!11/11/16 Depois do mês do Outubro Rosa, sobre a conscientização na luta contra o câncer de mama feminino estamos no mês do Novembro Azul; época em que lembramos da saúde masculina e da prevenção contra o......

Voltar para (NOTÍCIAS)