Postado em 14 de Novembro de 2017 às 11h02

Saiba a importância da suplementação alimentar!

Alimentação (79)

Muitas pessoas se perguntam o porquê do consumo do suplemento alimentar. A resposta é simples, o suplemento alimentar fornece nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, oferecendo nas doses adequadas compostos nutricionais que auxiliam no metabolismo como, por exemplo, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, proteínas ou aminoácidos.

Esses nutrientes geralmente não são encontrados em quantidades adequadas na dieta de uma pessoa normal, comprometendo o desenvolvimento físico, e podendo comprometer o funcionamento de todo o organismo. Uma alimentação adequada somada ao consumo de suplementos alimentares com atividade física regular é a chave para uma boa saúde e qualidade de vida.

O suplemento alimentar não é anabolizante, ou “bomba” como muitos preferem chamar, é um composto nutricional desenvolvido para suprir necessidades fisiologias naturais.

A Anvisa divide os suplementos alimentares em categorias: hidroeletrolíticos (isotônicos, que hidratam as células), energéticos (basicamente carboidratos, como maltodextrina, em géis, pó ou suco), suplementos de proteínas (barrinhas de proteínas e gorduras para recuperação pós-treino), produtos para substituição parcial de refeições (shakes ou pós capazes de suprir eventuais necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras), complementos de creatina (proteína para liberação rápida de energia em atividades de alta intensidade, como atletismo e natação), suplementos de vitaminas e minerais e bebidas com cafeína (energéticos e estimulantes).

A orientação de um nutricionista é indispensável para a correta utilização dos suplementos, sem que haja riscos à saúde. As características individuais como peso, rotina, intensidade e frequencia de exercício, objetivo, dieta, etc, devem sempre ser consideradas e fazem toda a diferença na hora da prescrição de qual suplemento usar e quais as quantidades necessárias para cada pessoa.

Fontes: Dra. Telma Walki e The one sups

Veja também

4 Maneiras de Combater seu Vício em Doces e ter uma Vida mais Saudável!08/02/17 “Doce” e “Vício” são duas palavras que andam muito juntas. Pena que essa amizade é arriscada para a saúde! Mesmo sendo um perigo bem gostoso, já tem muita gente consciente que precisa dar um freio nisso para não sofrer no futuro. O primeiro passo é entender o porque você quer parar de comer açúcar. “O que o......
Como Emagrecer Sem Dieta!18/07/16 Se você pretende perder peso, provavelmente está pensando com muito pesar: “Vou ter que deixar de comer tudo o que gosto e fazer bastante exercício!” No entanto, para enxugar as gordurinhas, nem sempre é......

Voltar para (NOTÍCIAS)