Saiba a importância da suplementação alimentar

Muitas pessoas se perguntam o porquê fazer uma suplementação alimentar.

A resposta é simples, o suplemento alimentar fornece nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, oferecendo nas doses adequadas compostos nutricionais que auxiliam no metabolismo.

Como, por exemplo, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, proteínas ou aminoácidos.

Esses nutrientes geralmente não são encontrados em quantidades adequadas na dieta de uma pessoa normal, comprometendo o desenvolvimento físico. Podendo comprometer o funcionamento de todo o organismo. 

Uma alimentação adequada somada a uma suplementação com atividade física regular é a chave para uma boa saúde e qualidade de vida.

O suplemento alimentar não é anabolizante, ou “bomba” como muitos preferem chamar, é um composto nutricional desenvolvido para suprir necessidades fisiológicas naturais.

A Anvisa divide os suplementos alimentares em categorias: hidroeletrolíticos (isotônicos, que hidratam as células), energéticos (basicamente carboidratos, como maltodextrina, em géis, pó ou suco), suplementos de proteínas (barrinhas de proteínas e gorduras para recuperação pós-treino), produtos para substituição parcial de refeições (shakes ou pós capazes de suprir eventuais necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras), complementos de creatina (proteína para liberação rápida de energia em atividades de alta intensidade, como atletismo e natação), suplementos de vitaminas e minerais e bebidas com cafeína (energéticos e estimulantes).

A orientação de um nutricionista é indispensável para a correta utilização dos suplementos, sem que haja riscos à saúde. 

As características individuais como peso, rotina, intensidade e frequência de exercício, objetivo, dieta, etc. Devem sempre ser consideradas e fazem toda a diferença na hora da prescrição de qual suplemento usar e quais as quantidades necessárias para cada pessoa.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!
Fontes: Dra. Telma Walki e The one sups

Compartilhe esse post!

Related Posts