Postado em 11 de Novembro de 2019 às 16h18

Saiba porque você está tendo cãibras

Boa Forma (64)

Aparecem de repente, nos fazem perder o controle e não nos deixam fazer mais nada durante aqueles segundos, muitas vezes minutos. As cãibras podem estar relacionadas com a fadiga muscular ou, as vezes, com a perda excessiva de fluídos e de sódio.

Na sobrecarga, por haver uma grande acumulação de ácido láctico faz com que o músculo perca a sua capacidade de contrair e alongar de forma momentânea. Com isso, há uma parada desse movimento através de uma contração involuntária.

Em outras situações, pode haver uma correlação direta com a desidratação e o déficit da concentração de sais minerais no corpo, como cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Durante o exercício há um desgaste maior a nível muscular, já que há uma grande perda de sódio pelo suor. No entanto, existem outros tipos também que temos cãibras, mesmo não tendo sido realizado exercício. Isto acontece porque esses minerais não estão sendo repostos através da alimentação e da hidratação.

Se o problema for fadiga muscular, a prática de alongamentos são uma ótima solução. Para ajudar, junte uma massagem na zona afetada. Para quem tem perda de fluídos e sódio, a prevenção está em uma alimentação equilibrada. Além disso, deve-se manter sempre hidratado, principalmente uma hora antes da prova ou do treino. Para repor os níveis de minerais e sódio há diversos tipos de gel e bebidas isotónicas que ajudam a evitar estas dores.

Fonte: NIT

Veja também

Como manter seu Corpo Hidratado durante o Verão?17/02/17 Durante o verão, com o aumento da temperatura torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores. A desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos. Em condições normais, o organismo......
Alimentos que ajudam no crescimento dos músculos!11/05/16 Em busca do corpo perfeito, muitas mulheres gastam horas na academia para perderem os quilos extras e também ganharem músculos. Mas o que muitas delas não sabem, é que existem alguns alimentos que podem ser muito úteis para......

Voltar para (NOTÍCIAS)