Postado em 14 de Maio de 2018 às 09h58

Saiba quais são diferenças entre diet, light, zero e integral!

Alimentação (87)

Com a variedade de opções nas prateleiras dos supermercados as dúvidas sobre os alimentos crescem a cada dia. Saiba um pouco sobre os alimentos Diet, Light, Zero e Integral:

DIET: 

Alimentos Diet são aqueles que possuem isenção de açúcar, proteína e/ou gorduras. Eles podem ter valor calórico maior que os tradicionais. Nem sempre são úteis para perda de peso. Devem ser usados com indicação de um nutricionista.

LIGHT: 

Algumas pessoas ainda pensam que os alimentos light são aqueles que apresentam apenas menos gordura em sua composição. A grande vantagem do alimento light é que ele muitas vezes contém menos gordura, açúcar ou sódio. 

Segundo o Regulamento do Ministério de Saúde, os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml. Ou, para que um alimento seja considerado light, a redução deve ser de no mínimo 25% no teor dedeterminado nutriente ou teor calórico em relação ao similar convencional. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.

Nem todo alimento light é próprio para emagrecimento. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena. Além disso, é importante saber a quantidade e o momento em que pode ser consumido. O consumo em excesso pode ser prejudicial se comparado ao consumo moderado de algo que não é light.

ZERO:

Ele indica isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.

De modo geral, é semelhante ao dos alimentos light. Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

INTEGRAL: 

Os alimentos integrais por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais. São muito ricos em fibras, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).

Fonte: Papo de Esquinas

Veja também

Reclamar pode fazer muito mal para seu cérebro!23/10/17 Pesquisas mostram que reclamações corriqueiras fazem mal não só para o clima ao seu redor como trazem malefícios para o cérebro e toda a saúde. Falar sobre a falta de ânimo das segundas-feiras, a chuva ou o calor excessivo, o trânsito, pode até parecer um bom quebra-gelo para a conversa de elevador, mas estudos mostram que esses hábitos......
Meditação pode ajudar na concentração de pessoas ansiosas08/06/17 Dez minutos diários de meditação podem melhorar o foco entre os pacientes com ansiedade, de acordo com um estudo publicado na revista Consciousness and Cognition. O estudo envolveu 82 pessoas com ansiedade. Os participantes foram......
Benefícios da Maca26/11/15 A planta medicinal conhecida como Maca, de nome científico Lepidium meyenii, é indicada para homens e mulheres com problemas hormonais, e que procuram melhorar o seu desempenho em atividades físicas e mentais. Os principais......

Voltar para (NOTÍCIAS)