Postado em 13 de Março de 2017 às 07h54

Vitamina D: Conheça os Benefícios e como adquiri-la sem precisar pegar Sol!

Saúde (93)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Quando você ouve “Vitamina D”, imediatamente já se lembra de pegar um solzinho, porque alguém te contou que é a principal fonte e faz bem, etc. Mas faz bem mesmo? E se...

Quando você ouve “Vitamina D”, imediatamente já se lembra de pegar um solzinho, porque alguém te contou que é a principal fonte e faz bem, etc. Mas faz bem mesmo? E se eu não tenho tempo de pegar sol, o que eu faço? Essas são as respostas que você vai ter, agora.

Antes de tudo, uma curiosidade revelada pelo Dr. Wilmar Accursio, Endocrinolgista e Nutrólogo, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética: “até poucos anos atrás a medicina brasileira pensava que nós não precisávamos de Vitamina D, porque moramos em um país com sol. Mas há uns dez anos fizeram um estudo da população e descobriram essa deficiência”. A partir daí, começou a luta!

A recomendação médica é tomar sol, com metade do corpo nu, trêz vezes por semana ao meio dia por meia hora. Isso é o ideal pra a ter a quantidade adequada de Vitamina D. “Mas como alcançar essa realidade? Tudo depende dos efeitos colaterais de pegar o sol, da cidade em que se mora, do tipo de trabalho (exposto a ele ou não). Em resumo, você não tem que escolher entre ter câncer, rugas, envelhecimento precoce ou Vitamina D. Tome sol nos horários regulares quando for possível”, sugere o especialista.

Ele ainda explica que os níveis são diferentes para cada pessoa: “A Ciência ainda não definiu exatamente quais as quantidades ideais de Vitamina D para cada fase da vida e as opiniões são muito contraditórias. A Vitamina D é um hormônio esteroide, ou seja, e a quantidade varia de uma pessoa para outra e só um profissional pode fazer essa avaliação”.

Tenha os Benefícios!


O médico explica que o mais importante é a qualidade do osso. “Não vale apenas ter a estrutura dura, a parte interna, onde fica a matriz óssea, tem que ter uma qualidade para evitar fraturas. O nosso esqueleto fica o tempo todo se remodelando, ou seja, os ossos estão sempre se renovando. Para todo esse processo de formação da matriz e calcificação corretas, a Vitamina D é importante”.

Protege os Músculos e o Cérebro!

Quando você envelhece a tendência é que os músculos diminuam e percam a força. “Mesmo na terceira idade, com a presença de Vitamina D no corpo, esse processo é desacelerado, você prolonga a força muscular e ainda mantém a resistência no trabalho aeróbico”, diz o profissional. Ele complementa: “ela também é uma das responsáveis pela neuroproteção, ou seja, retarda o envelhecimento do cérebro”.

Combate a Diabetes!

Ter Vitamina D em quantidades adequadas ao seu organismo faz com que todo o seu metabolismo do açúcar e insulina funcione melhor. “Isso diminui os riscos de você se tornar diabética, e se já for, faz com que os tratamentos funcionem melhor. Lembrando que esse nível adequado é descoberto consultando um profissional”, afirma Accursio.

Não tenho tempo para pegar Sol! 

Segundo o Dr. Wilmar, “O único jeito de ter a Vitamina D adequadamente sem pegar sol é por suplementação, que pode ser feita através de cápsulas manipuladas, comprimidos ou cápsulas oleaginosas. E ela só é absorvida com a gordura da comida, logo é imprescindível tomar com uma refeição”.

Em relação aos alimentos, há poucos que possuem Vitamina D, “como alguns peixes (atum, sardinha), ovo, queijos mais amarelos como cheddar, e a quantidade não é suficiente. Embora os nutrientes sejam melhor absorvidos via alimentação (biodisponibilidade) do que suplementação, a quantidade disponível é muito pouca. Então aposte na suplementação!”, diz o médico.

Fonte: DaquiDali

Veja também

Como afastar a insônia?23/09/16 A qualidade e o tempo do sono se encontram diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas. Vários benefícios são atribuídos ao sono, como controle de hormônios, reforço do sistema imune, melhora da memória, entre outros. Devido ao estresse do cotidiano, alguns distúrbios do sono podem surgir, como a insônia, que compromete a qualidade do sono e......
Fuja das doenças no Inverno!17/06/17 Em diversas partes do País o friozinho já chegou e o inverno está perto de começar, no próximo dia 21. Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas de saúde, normalmente relacionados à alergias......
Por que você deve Consumir o Chá de Hibisco com Moderação!07/04/17 Se você busca uma alimentação equilibrada, com certeza já ouviu falar do chá de hibisco. A origem é africana e asiática, sendo que a flor de hibisco utilizada para o preparo do chá possui o nome......

Voltar para (NOTÍCIAS)