Você está comendo vegetais suficientes?

A preocupação com uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes tem crescido cada vez mais, mas ainda assim vejo muitas pessoas com dificuldades em se adaptar a este novo estilo de vida e também escolher quais alimentos realmente são benéficos à saúde. 

Dietas da moda tendem a eleger um vilão e um rei entre os alimentos e também acabam restringindo a boa alimentação a apenas alguns ingredientes. 

O melhor conselho que posso te dar é: não seja tão rigoroso nem siga dietas só porque estão em alta. Mas também devo dizer que o importante é comer uma grande quantidade de vegetais.

Os vegetais são os alimentos que nos oferecem a maior gama de vitaminas, fibras e minerais e, em contrapartida, são os que contêm a menor quantidade de calorias. São os melhores nutricionalmente falando e são os que mais funcionam para a medicina preventiva. 

São anti-inflamatórios, antioxidantes, previnem o aparecimento de células cancerígenas e também são excelentes aliados na prevenção de doenças do coração e no tratamento de doenças autoimunes.

O indicado é que nossa alimentação seja formada de oito a 12 porções de vegetais. Não é uma tarefa muito fácil, mas, com disciplina e vontade, conseguimos atingir a meta. 

No café da manhã, podemos garantir uma porção fazendo um fortificante e revigorante suco verde; no almoço e no jantar, o ideal é que tenhamos ao alcance cerca de 3 porções em cada; fora isso, carregar snacks de vegetais como mini cenouras, rabanetes ou outro legume picado é uma boa opção.

O ideal é que tenhamos organização para lidar com a questão, caso contrário, com a falta de tempo e a facilidade em se comprar e consumir alimentos industrializados, é fato que perderemos o objetivo. 

Use seu dia de folga ou seu tempo de descanso para escolher, lavar e separar em potes na geladeira os vegetais que pretende comer nos próximos dias. Dessa forma, não haverá desculpa de falta de tempo.

Como disse no início, ressalto que nenhuma dieta rigorosa deve ser levada em consideração. Então, se você sentir muita falta de sua comida industrializada ou carregada em carboidratos e gorduras, continue saciando seu lado gordinho de tempos em tempos. 

Uma boa proporção é que nossa alimentação seja composta em 80% das vezes por comida de verdade, rica em nutrientes e preparada com cuidado e muitos vegetais; os outros 20% podem ser dedicados às chamadas comidas confortáveis que nos causam uma sensação de prazer indescritível. Nesse caso, só se certifique de realmente aproveitar a refeição e deixar a culpa bem longe.

Uma alimentação consciente lhe trará inúmeros benefícios e pode ser feita sem grandes problemas. Se você sentir dificuldade em se alimentar de uma grande quantidade de vegetais, comece aos poucos. 

Experimente novos sabores e introduza novos alimentos em sua dieta gradativamente. 

Descubra novas receitas e o prazer de cozinhar para si mesmo e para as pessoas que ama. Garanto que, em poucos meses, você escolherá ter um prato cada vez mais colorido e rico nutricionalmente.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento! 

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Compartilhe esse post!

Related Posts