Postado em 05 de Agosto de 2017 às 08h41

Você está cuidando da sua saúde?

Saúde (93)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Hoje, dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. E no post de hoje levantamos a pergunta: Você está cuidando da sua saúde? Não é somente neste dia que se...

Hoje, dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. E no post de hoje levantamos a pergunta: Você está cuidando da sua saúde? Não é somente neste dia que se deve cuidar dela.

A data de 05 de agosto, rememora o dia do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz que teve contribuição na erradicação de epidemias de peste, febre amarela e varíola, contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no Brasil, para a criação do Instituto Soroterápico Federal (hoje Fundação Oswaldo Cruz) e para a fundação da Academia Brasileira de Ciências.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado diariamente. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter.

No Brasil o Dia nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, todos os anos, que tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da educação sanitária.

É interessante observarmos os dados disponibilizados no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o perfil da saúde do Brasil. Os indicadores apontam que 85% da nossa população habita as áreas urbanas.

Os homens têm uma expectativa de vida de 70 anos, enquanto as mulheres apresentam uma expectativa de vida de até 76 anos. A expectativa de vida saudável (que é diferente de estar vivo, significa estar vivo de maneira sã, podendo atuar de maneira independente) é de 64 anos.

O percentual calcula de anos de vida que se perdem por saúde se relaciona da seguinte forma atualmente:

- 25% dos brasileiros acabam falecendo por diferentes doenças transmissíveis.

- 55% morrem por causa de doenças que não são transmissíveis (câncer, cardiopatias, entre outros).

- 20% acabam falecendo devido a acidentes.

Veja também

Junho Vermelho: o que você precisa saber para doar sangue13/06/17 A campanha visa alertar para a importância de manter os estoques de sangue abastecidos nos meses de frio. Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa. Por isso, foi criada, em 2014, a campanha Junho Vermelho, cuja proposta......
Dia do médico: a importância desse profissional18/10/17 Hoje, dia 18, é comemorado o Dia do Médico. Uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação, afinal, lida com a vida. E os serviços podem ser necessários a qualquer hora, pois......
Dia Internacional de Combate às Drogas26/06/17 Dia 26 de junho é lembrado como o Dia Internacional de Combate as Drogas. A luta é intensificadas a cada dia no mundo todo, mas ainda existem muitos que caem no mundo das drogas.  Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao......

Voltar para (NOTÍCIAS)