Postado em 05 de Agosto de 2017 às 08h41

Você está cuidando da sua saúde?

Saúde (90)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Hoje, dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. E no post de hoje levantamos a pergunta: Você está cuidando da sua saúde? Não é somente neste dia que se...

Hoje, dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. E no post de hoje levantamos a pergunta: Você está cuidando da sua saúde? Não é somente neste dia que se deve cuidar dela.

A data de 05 de agosto, rememora o dia do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz que teve contribuição na erradicação de epidemias de peste, febre amarela e varíola, contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no Brasil, para a criação do Instituto Soroterápico Federal (hoje Fundação Oswaldo Cruz) e para a fundação da Academia Brasileira de Ciências.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado diariamente. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter.

No Brasil o Dia nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, todos os anos, que tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da educação sanitária.

É interessante observarmos os dados disponibilizados no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o perfil da saúde do Brasil. Os indicadores apontam que 85% da nossa população habita as áreas urbanas.

Os homens têm uma expectativa de vida de 70 anos, enquanto as mulheres apresentam uma expectativa de vida de até 76 anos. A expectativa de vida saudável (que é diferente de estar vivo, significa estar vivo de maneira sã, podendo atuar de maneira independente) é de 64 anos.

O percentual calcula de anos de vida que se perdem por saúde se relaciona da seguinte forma atualmente:

- 25% dos brasileiros acabam falecendo por diferentes doenças transmissíveis.

- 55% morrem por causa de doenças que não são transmissíveis (câncer, cardiopatias, entre outros).

- 20% acabam falecendo devido a acidentes.

Veja também

Dores que podem ser emocionais08/04 Em quanto as emoções podem afetar dores crônicas? De acordo com a Dra. Susan Babel, psicóloga especializada em depressão por trauma induzido, bastante. Ela afirma que estudos têm mostrado que dores crônicas podem não ser causadas apenas por fatores físicos, mas também por estresse e questões emocionais....
O que é Dengue?24/02/16 A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em......
5 coisas que podem estar dificultando sua dieta30/07/18 Até quando achamos que estamos fazendo tudo certo, estragamos nossa rotina alimentar com pequenas atitudes, tornando nossos objetivos ainda mais distantes. Acredite, até uma simples balinha pode mudar completamente o seu organismo naquele......

Voltar para (NOTÍCIAS)